Capítulos de livros
CULTURA, POLÍTICA E TERRITÓRIO CONTEMPORÂNEO NA BAIXADA FLUMINENSE. Espaço concebido de cima para baixo e de baixo para cima: os planos e a periferia no Oeste Metropolitano. 1ed.Duque de Caxias: ASAMIH, 2022, v. 1, p. 1-12.
In: Andre Rocha; Jean Sales; Manoel Simôes; Tania Amaro. (Org.).
Coesão social e territorial no Oeste Metropolitano – ocupação, expansão e (des)estruturação sócio-espacial. In: Territorialidades, Políticas e Sustentabilidade: agenda e questões contemporâneas. Rio de Janeiro: Atena Editora.
RAMOS, D.A.L e ALCANTARA, D. (orgs.) (2022)
Dimensions of Urban Infill for Cities in the
Global South: The Case of Rio de Janeiro. In: The Routledge Companion to Ecological Design Thinking: Healthful Ecotopian Visions for Architecture and Urbanism. Organizado por Mitra Kanaani. New York: Routledge Taylor and Francis Group.
ALCANTARA, D., DEL RIO, V. (2023)
Introdução: Reflexões em desenvolvimento territorial: limites, vivências e políticas no Oeste Metropolitano do Rio de Janeiro. In: Reflexões em desenvolvimento territorial. Rio de Janeiro: Mórula Editorial.
ALCANTARA, D., SILVA, M.R. (orgs.) (2020)
A Rural, o rural e a cidade: uma análise do desenvolvimento territorial a partir da implantação da UFRRJ em Seropédica. In Cidade Standard: Precarização e reconfigurações urbanas. Rio de Janeiro: Ed. PROURB/UFRJ.
BANDEIRA, T., ALCANTARA, D. (2020)
Longe de quê? Desterritorialização, apropriação e pertencimento dos beneficiários do PMCMV em Cosmos, RJ. In Espaço Urbano – Volume 1. Rio de Janeiro: Poisson.
MONTEIRO, M.A.M., SANTOS, G.P.A.G., ALCANTARA, D. (2020).
Construindo Cenários Prospectivos em Seropédica: as oficinas locais como método participativo no estudo das transformações da paisagem. In Região Metropolitana do Rio de Janeiro: entre tensões e desafios. SILVA (org.). Seropédica: EDUR-UFRRJ.
ALCANTARA, D. (2018).
Plan de Estructuración Urbana: Desafíos y perspectivas en el ordenamiento territorial y recalificación ambiental en la subcuenca del Rio Grande en Bom Jardim, RJ. In Ciudad y formas urbanas – perspectivas transversales – Volumen 5: Formas Urbanas, Planeamiento y Proyecto Urbano. Saragoza: Prensas de la Universidad Saragoza.
ERTHAL, L. P., ALCANTARA, D. (2018).
Crescimento Populacional e Econômico na Região Perimetropolitana: cenários especulativos e (des)equilíbrio socioambiental na Baixada de Sepetiba. Anais do IV Seminário Internacional AEAULP. Belo Horizonte.
ALCANTARA, D., SANTOS JUNIOR, P.A. (2017).
A paisagem em Transformação: o planejamento do território como catalisador do equilíbrio entre desenvolvimento econômico e socioambiental em Seropédica. ABATE, C., KAROL, J. L. (orgs.). UPE11 Libro Digital – Tomo 1 Trabajos Completos. La Plata, Universidad Nacional de La Plata.
ALCANTARA, D. (2014).
Itaguaí e Seropédica: Nós nas Redes, conflitos e transformações na paisagem. In O Arco Metropolitano do Rio de Janeiro. Vera Tângari (org.). Rio de Janeiro: PROARQ-FAU-UFRJ (CD-ROM).
ALCANTARA, D. (2013)
O Projeto Corredor Cultural: Preservação e Revitalização no Centro do Rio de Janeiro In Desenho Urbano Contemporâneo no Brasil.1 ed. Rio de Janeiro: LTC v.1, p. 109-124. DEL RIO, V (CD-ROM).
ALCANTARA, D. (2013)
O Arco Metropolitano do Rio De Janeiro: fronteiras, limites e contradições. In O Arco Metropolitano do Rio de Janeiro. Vera Tângari (org.). Rio de Janeiro: PROARQ-FAU-UFRJ (CD-ROM).
RÊGO, A., ALCANTARA, D., TÂNGARI, V., ISIDORO, I. (2013)
O Arco Metropolitano do Rio de Janeiro: integração e fragmentação da paisagem metropolitana e dos sistemas de espaços livres de edificação. In O Arco Metropolitano do Rio de Janeiro: integração e fragmentação da paisagem metropolitana e dos sistemas de espaços livres de edificação. Rio de Janeiro: PROARQ-FAU-UFRJ.
TÂNGARI, V., DIAS, M.A., RÊGO, A.Q, MONTEZUMA, R.C.M., SOUZA, M.J.N., FIGUEIREDO, ALCANTARA, D., (2013)